Semana Saudável
01/10
8h – 12h Atendimento de REIKI
Responsável: Cristiane Ker
O Reiki é uma técnica de harmonização natural de transmissão de energia cósmica universal através da imposição das mãos. Dinâmica de atendimento: Atendimento individual com duração de meia hora cada. (8 terapeutas disponíveis)
Número máximo: 64 pessoas
Local: Mini-auditório do CFH
9h – 12h Arte e revolução criativa – Laboratório SerArtístico expressão/cura/conexão
Responsável: Danyiara Javiera
Prática de pesquisa e experimentação, onde através de disciplinas corporais, expressivas e meditativas, convidamos a reconectar com uma sensação de bem-estar e contato profundo com todas as dimensões: corpo, emoção, mente e espírito.
Número máximo: 22 pessoas
Local: Sala 210 Bloco D do CCE
10h – 12h ALONGAMENTO E JAZZ: Preparação do corpo para dança e Jogos de improvisação
Responsável: Bruna Letícia de Borba
Será realizada uma oficina de práticas corporais com alongamentos, exercícios de resistência e técnicas de base para a preparação do corpo para a dança, juntamente com jogos de dança e improvisação, ritmados e coreografados de forma conjunta, sempre respeitando a individualidade do grupo.
Número máximo: 25 pessoas
Local: Sala 310 Bloco D do CCE
14h – 16h No balanço da Capoeira Angola
Responsável: Carlos Eduardo Castellano Mostaço
A oficina apresentará os elementos da Capoeira Angola: como a musicalidade, brincadeira, dança, história, luta, expressão corporal, cultura de resistência, ancestralidade, entre outros. Na capoeira aprende-se a estar mais atento e presente na vida, ao valorizar o espírito de comunidade, respeitando as diferenças.
Número máximo: 20 pessoas
Local: Sala 208 Bloco D do CCE
15h20 – 17h Dança da Paz – Meditação em Movimento
Responsável: Liliete Souza
As Danças da Paz Universal fazem parte das atividades promovidas pela Ordem Sufi Ruhaniat International, difundindo uma tradição intemporal de danças sagradas que celebram o sagrado do Hinduísmo, Budismo, Judaísmo, Cristianismo, Islamismo, bem como danças Nativas Americanas, Africanas, Celtas, da Tradição da Grande Mãe, etc. As danças são práticas meditativas em movimento que se aprofundam pelo uso de frases sagradas e poesias, de diversas tradições espirituais do mundo. As práticas se realizam com danças circulares com cantos e movimentos, para uma experiência viva de unidade, paz e integração. Permitindo que a pessoa experimente o sabor da sua verdadeira natureza, contatando o sentimento de Paz Universal, possibilitando o despertar pessoal profundo da percepção da unicidade coletiva.
Número máximo de pessoas: 30 pessoas
Local: Sala de técnicas alternativas, bloco C do CCS
16h – 18h Relaxamento e meditação: evite o automático
Responsável: Rosane Malvestiti
A oficina proporcionará uma vivência teórica e prática. Sendo abordados na teoria, alguns benefícios dando se ênfase ao modo “default”. Na parte prática, a percepção da mecânica ventilatória e a meditação propriamente dita com a técnica da atenção focada ou ancorada. Permitirá um breve contato visando o conhecimento desta prática, além de proporcionar a auto prática na tentativa de desmistificar o seu conteúdo.
Número máximo: 30 pessoas
Local: Sala 310 Bloco D do CCE
18h30 – 20h30 CINELOUCURA
Filme: NISE – O CORAÇÃO DA LOUCURA
Ao voltar a trabalhar em um hospital psiquiátrico no subúrbio do Rio de Janeiro, após sair da prisão, a doutora Nise da Silveira (Gloria Pires) propõe uma nova forma de tratamento aos pacientes que sofrem da esquizofrenia, eliminando o eletrochoque e lobotomia. Seus colegas de trabalho discordam do seu meio de tratamento e a isolam, restando a ela assumir o abandonado Setor de Terapia Ocupacional, onde dá início a uma nova forma de lidar com os pacientes, através do amor e da arte.
Local: Auditório do CFH
02/10
8h – 10h Que sons me habitam? Musicoterapia
Responsável: Cláudia Schaun Reis – Contato: (48)999734106
Através da Musicoterapia, iremos explorar os sons que podemos expressar, seja com instrumentos, seja com a voz ou o próprio corpo. Um momento para entrar em contato consigo mesmo de maneira lúdica e prazerosa. Não é necessário ter conhecimento musical para participar, apenas a vontade de ser e estar na música.
Número máximo: 12
Local: Sala 208 Bloco D do CCE
9h – 11h30 PANCs, P. PLANTAS MEDICINAIS TRABALHANDO OS CINCOS SENTIDOS
Responsável: Alésio Dos Passos, Ambientalista, cultivador, professor, de P. M. e PANCs e Cléa Bregue
Gastrônoma, reaproveitamento total de alimentos orgânicos, alimentos nutraceúticos, pancs ( degustação )…
Sem limite de pessoas
Só comparecer na data e no horário!
Local: Frente a reitoria
10h – 11h Danças Circulares Integrativas
Responsável: Lucas V de Melo
A dança circular desperta emoções e integra grupos. O encontro das mãos e dos olhares permite aos participantes se divertirem em conjunto, com músicas de diversos povos e culturas e passos simples. Cada um coloca seu traço na roda e um sorriso no rosto… O encontro traz um bem estar ao grupo que faz a roda girar!!!
Sem limite de pessoas
Só comparecer na data e no horário!
Local: Frente a reitoria
10h – 12h Oficina de Mensageiro dos Ventos de Bambu – Neamb
Responsável: Gustavo Kath Ackerman
O bambu se mostra como planta versátil que pode ser utilizada para pequenos artesanatos ou para grandes construções. Na oficina, será construído cinco mensageiros dos ventos de bambu que serão sorteados entre os participantes no final da experiência. Além disso, também será abordado temas relacionados à colheita e utilização do bambu de maneira correta, isto é, respeitando a época de corte, a escolha das varas e as formas de secagem e de tratamento.
Número máximo: 20 pessoas
Local: Encontro no Hall do CFH, depois bambuzal da Botânica
14h – 18h Fazendo amigos, compartilhando emoções
Responsável: Lucas de Carvalho de Amorim
Oficina com dinâmicas de grupo para compartilhar experiências, fazer amizades e mostrar como a arte pode ser benéfica a saúde mental das pessoas. Ir com roupas confortáveis e disposto a se divertir muito!
Número máximo de pessoas: 30 pessoas
Local: Sala de técnicas alternativas, bloco C do CCS
14h – 16h aula aberta de BIODANZA
Responsável: Susana Pasinatto
A oficina será de Biodanza, um sistema de desenvolvimento humano que tem como metodologia propostas vivenciais através da música e exercícios específicos em grupo.
Número máximo: 30
Local: Sala 310 Bloco D do CCE
16h – 18h Contato e Práticas de Cuidado – Laboratório de Movimento, Corpo e Expressão
Responsável: Cauê Dietrich
A oficina surge a partir do nosso próprio encontro pela dança contato improvisação, em que reconhecemos as transformações que esta prática nos proporciona, em uma estrutura permeada por três momentos: preparação, experiência em si e processamento final. A temática da experiência proposta é explorar o contato através do tocar. Qualidades como o limite, a abertura, a entrega e a confiança permearão o processo.
Número máximo: 50 pessoas
Local: Sala 210 Bloco D do CCE
16h – 18h Mente saudável, corpo saudável – YOGA
Responsável: Raíssa Fernandes
A oficina será de yoga cooperativo, voltado à sustentabilidade interior, visando uma melhor qualidade de vida. O objetivo será de conexão com o propósito de vida de cada um, com mente e corpo mais saudáveis.
Número máximo: 20 pessoas
LEVAR CANGA
Local: Em frente a reitoria
18h30 – 20h30 CINELOUCURA
Filme: O LADO BOM DA VIDA
Por conta de algumas atitudes erradas que deixaram as pessoas de seu trabalho assustadas, Pat Solitano Jr. (Bradley Cooper) perdeu quase tudo na vida: sua casa, o emprego e o casamento. Depois de passar um tempo internado em um sanatório, ele acaba saindo de lá para voltar a morar com os pais. Decidido a reconstruir sua vida, ele acredita ser possível passar por cima de todos os problemas do passado recente e até reconquistar a ex-esposa. Embora seu temperamento ainda inspire cuidados, um casal amigo o convida para jantar e nesta noite ele conhece Tiffany (Jennifer Lawrence), uma mulher também problemática que poderá provocar mudanças significativas em seus planos futuros.
Local: Auditório do CFH
03/10
10h- 12h Oficina – Dança Cigana Artística
Responsável: Daniele Cristina Knihs
A oficina visa a introdução à musicalidade cigana e execução do bailar típico da rumba, os passos básicos e trejeitos desta dança, exercícios de soltura e improvisação.
Número máximo: 20 pessoas
Local: Sala de dança A, bloco 5 CDS
12h – 14h PIQUENIQUE COLETIVO E CONFECÇÃO DE CARTAZES
Responsável: Todos
Levem sua comidinha e tragam suas histórias! Vamos confraternizar juntos o início desse movimento lindo dentro da universidade! Contamos com a presença de todos!
Sem limite de pessoas
Só comparecer na data e no horário!
Local: Frente a reitoria
13h – 15h FREE EYES – Imersão Fotografica
Responsável: Shintori
Ensaio fotografico grupal e individual guiado pelo olhar instintivo, motivador e ousado da fotografa Shintori Tatiane.
Imersao que busca nos elementos naturais o apoio necessario para sentir a autoconfiança e autoestima de mulheres em todas as fases.
Sao fotos do retrato real da interaçao da feminilidade em comunicacao com a natureza.
Iremos vivenciar a sororidade do grupo conduzida pela energia da Terra.
Explorar a conexao com a essencia bela e pura, a força do ser mulher e do habitar a propria pele.
Número máximo: 10 mulheres
Local: Encontro no hall do CFH
13:30 – 17:30 VIVER SAUDÁVEL “Um Convite para a Vida”
Responsável: Carla Charao
Está bem estabelecida a relação entre um estilo de vida saudável com a prevenção e controle de diversas doenças crônicas não transmissíveis (DCNT) como as cardiovasculares, diabetes, doenças respiratórias crônicas, vários tipos de câncer, depressão, ansiedade e obesidade. O programa “Viver Saudável” da UFSC está promovendo o minicurso ”Um Convite para a Vida” que objetiva levar informação e conscientização sobre a importância dos hábitos saudáveis e incentivar os participantes, de forma simples, prática e interativa a fazerem mudanças para adquirir maior qualidade de vida. Haverá palestras, vídeos, uma pequena oficina de planejamento alimentar e dinâmicas. Não perca!!
Número máximo: 40 pessoas
Local: Sala 402 Bloco Redondo do CCE
15h – 16:30 Aulão de Yoga: Um encontro com o eu
Responsáveis: Fernanda Riffe e Ana Julia
A oficina busca a vivência do yoga como experiência de autoconhecimento, desenvolvimento corporal e aprendizagem de uma ética universal, baseada na auto-observação, auto-controle, percepção e integração ao todo.
Número máximo: 30 pessoas
LEVAR CANGA
Local: Sala de técnicas alternativas do bloco C
15h – 18h O que te faz viver o agora? – Slackline e roda de conversa
Responsável: Isadora Bertoli
Em meio a correria do dia a dia estar, de fato, presente, tornou-se um desafio. Nossas mentes vivem aceleradas por mil e um diferentespensamentos, e cada vez menos conseguimos viver o AGORA. Porém sempre existe algo que ao menos por alguns minutos, horas ou talvez dias acalmam nossas mentes, cada pessoa tem uma paixão, ou uma válvula de escape que por algum momento lhe traz paz, lhe faz sentir o estado de presença. Será um prazer compartilhar um pouco da minha, venha comigo aprender um pouquinho sobre slackline, muito mais que um esporte, um estilo de vida.
Sem limite de pessoas
Só comparecer na data e no horário!
Local: Gramado em frente a reitoria
15h – 17h Vivência de Dançaterapia Método Maria Fux
Responsável: Sarah Massí
A Dançaterapia é uma metodologia de Dança que estimula a autonomia e criatividade, através do movimento expressamos nosso mundo interno e nos conectamos com o mundo externo e com os outros. Com um estímulo (tecido, linhas e pontos, cadeira, música, balão, dentro e fora, espelho, dentre outros) começamos a nos mover e saímos de lugares dentro de nós que nos paralisam, para ir em direção ao “Sim Eu posso” e nos permitir transformações.
Número máximo: 50 pessoas
Local: Sala 403 Bloco Redondo do CCE