Comissão Organizadora

Coordenadores

 

Fabricio Augusto Menegon

Licenciatura Plena em Educação Física pela Universidade Estadual de Maringá (1999), Mestrado em Fisioterapia pela Universidade Federal de São Carlos (2003) e Doutorado em Saúde Pública pela Universidade de São Paulo (2011). Professor do Departamento de Saúde Pública, do Programa de Pós-Graduação em Saúde Coletiva (PPGSC) e do Programa de Pós-Graduação em Saúde Mental e Atenção Psicossocial (Mestrado Profissional) da Universidade Federal de Santa Catarina. Tem experiência em projetos na área de Ergonomia e Saúde do Trabalhador, estudos sobre intervenção ergonômica, condições de trabalho, processo saúde-doença no trabalho, epidemiologia ocupacional, políticas e programas em saúde do trabalhador, saúde mental e trabalho.

 

Lídia Mariane Kácser

Estudante de Psicologia da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC); Membra do Núcleo de Humanização, Arte e Saúde (Nuhas) do Departamento de Saúde Pública da UFSC; Voluntária da rede solidária Somar Floripa; Vice-presidente do 1° Fórum de Saúde Mental da comunidade UFSC.

 

 

 

 

Lucas de Carvalho de Amorim

Estudante de Ciências Sociais da Universidade Federal de Santa Catariana (UFSC); Bolsista do Núcleo de Humanização, Arte e Saúde (Nuhas) do Departamento de Saúde Pública da UFSC; Membro do Grupo de Pesquisas em Políticas de Saúde / Saúde Mental (GPPS) da UFSC; Diretor da Associação Brasileira de Saúde Mental núcleo Santa Catarina (Abrasme/SC); Presidente do 1º Fórum de Saúde Mental da comunidade UFSC.

 

 

Docentes

 

Alberto Groisman

Me graduei em Ciências Sociais pela Universidade Federal de Santa Catarina, conclui o mestrado em 1991, com trabalho fundamentado em pesquisa de campo nos estados do Amazonas e Acre, onde visitei e residi em comunidades associadas aos movimentos religiosos usuários da ayahuasca, bebida psicoativa, e particularmente do Santo Daime. Em 2000, me doutorei em Antropologia Social pelo Goldsmiths College, Universidade de Londres, com tese que abordou a presença de grupos do Santo Daime na Europa, e particularmente na Holanda. Mais tarde, em 2006, realizei pós-Doutorado na Arizona State University, sobre a situação legal do uso da ayahuasca nos Estados Unidos. E em 2013, outro pós-doutorado na School of Anthropology and Conservation da University of Kent, Reino Unido, com projeto sobre religiões daimistas e “saúde mental”. Publiquei e organizei livros e artigos sobre temas associados ao uso ritual de substâncias e plantas psicoativas, ao método em antropologia, à fotografia em pesquisa, etc. Atualmente sou professor do Departamento de Antropologia e do Programa de Pós-Graduação em Antropologia Social da UFSC. Áreas de Interesse: Antropologia das Religiões, Antropologia da Saúde, religião e “saúde mental”, uso ritual de psicoativos, uso de psicoativos, saúde e experiência, religião, normatização, legislação.

 

Daniela Ribeiro Schneider

Possui graduação em Psicologia pela Universidade Federal de Santa Catarina (1987), mestrado em Educação pela Universidade Federal de Santa Catarina (1993), doutorado em Psicologia (Psicologia Clínica) pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (2002) e Pós-Doutorado pela Universidade de Valencia – Espanha (2012). Atualmente é Prof. Associado IV da Universidade Federal de Santa Catarina. Tem experiência na área de Psicologia, com ênfase em Tratamento e Prevenção Psicológica, atuando principalmente nos seguintes temas: problemas relacionados ao uso de álcool e drogas, programas de prevenção e serviços de saúde que atendem usuários de drogas, atenção psicossocial, história da psicologia, Jean-Paul Sartre, psicologia existencialista. Coordenadora do Grupo de Pesquisa do CNPQ “Clínica da Atenção Psicossocial e Uso de Álcool e Outras Drogas”. Coordenadora do Nùcleo de Pesquisa em Clínica da Atenção Psicossocial – PSICLIN/UFSC. Bolsista produtividade em pesquisa 2 pelo CNPQ.

 

Jeferson Rodrigues

Graduado em Enfermagem pela Universidade Federal de Santa Catarina (2002). Especialista em Atenção Psicossocial pela Universidade do Estado de Santa Catarina (2003). Mestre em Enfermagem pelo PEN/UFSC (2005). Doutor pelo PEN/UFSC (2010). Professor Substituto da Universidade Federal de Santa Catarina na disciplina de Enfermagem em Saúde Mental e Psiquiátrica nos anos 2002-2004; 2007-2009. Assessor Parlamentar de 2011-2012. Professor Adjunto da FACENf/UERJ em 2012.1. Atualmente é Professor Adjunto III do Departamento de Enfermagem da Universidade Federal de Santa Catarina. Tem experiência na área de Enfermagem em saúde mental e atenção psicossocial. Atuando nos temas: Reforma Psiquiátrica; situação de Crise; organização política e associações de usuários e familiares; movimento nacional de luta antimanicomial. Ensino do cuidado de enfermagem em saúde mental. Membro da Red Internacional de Enfermería en Salud Mental/OPAS. Pesquisador do Grupo EDEn ? Laboratório de Pesquisa e Tecnologia em Educação em Enfermagem e Saúde/UFSC. Linhas de Pesquisa Desenvolvimento e Formação Profissional na Saúde e Enfermagem. Formação em Saúde Mental e Atenção Psicossocial. Membro do Departamento de Enfermagem Psiquiátrica e Saúde Mental da ABEn NA.

 

Júlia Dubois Moreira

Doutora em Ciências Biológicas ? Bioquímica (UFRGS, 2011), mestre em Ciências Biológicas ? Bioquímica (UFRGS, 2008). Nutricionista graduada pelo Instituto Metodista de Educação e Cultura (IMEC, 2002). Possui Pós-doutorado em Bioquímica (UFRGS, 2011) e em Epidemiologia Nutricional (UFRJ, 2012). Atualmente é Professora Adjunta lotada no Departamento de Nutrição da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), atuando como professora de Nutrição Clínica e docente permanente do Programa de Pós-graduação em Nutrição (PPGN). Também atua como tutora na Residência Multiprofissional em Saúde do Hospital Universitário Professor Polydoro Ernani de São Thiago/UFSC, na área de concentração Urgência e Emergência. Tem experiência na área de Nutrição, saúde mental e na Terceira Idade, atuando principalmente em pesquisas envolvendo o papel dos nutrientes e sua ação no sistema nervoso central, tanto em pesquisas experimentais como epidemiológicas e clínicas.

 

Walter Ferreira de Oliveira

Graduado em Medicina pela Escola de Medicina e Cirurgia, da FEFIERJ, atual Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro – UniRio (1976), Mestre em Saúde Públicca – MPH (1989) e Doctorof Philosophy (Ph.D.), Social and Philosophical Foundations of Education – Universityof Minnesota (1994). Professor do Depto. De Saúde Pública da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) desde 2002, Líder do Grupo de Pesquisas em Políticas de Saúde / Saúde Mental (GPPS), Coordenador do Nùcleo de Humanização, Arte e Saúde – Nuhas. Membro e fundador do Programa de Pòs Graduação em Saúde Mental e Atenção Psicossocial da UFSC, com o primeiro Mestrado Profissional em Saúde Mental do Brail (2011). Presidente da Asociaçao Brasileira de Saúde Mental – Abrasme, (2015-17 e 2009-11). Editor cientifico da revista Cadernos Brasileiros de Saúde Mental, desde sua fundação, 2009. Representa a Abrasco na Comissão Intersetorial de Saúde Mental do Conselho Nacional de Saúde. Membro do Conselho Nacional dos Direitos Humanos, na Comissão Permanente de Direitos das Pessoas em Privação de Liberdade; da Comissão sobre Medidas de Segurança e Hospitais de Custódia da Procuradoria Federal de Direitos do Cidadão; do GT de Saúde Mental e Atenção Psicossocial da Frente Parlamentar pela Reforma Psiquiátrica – ALESC. Coordenador dos projetos de extensão Humanizarte e Terapeutas da Alegria – UFSC.Temas de maior interesse: Direitos Humanos; Recovery, arte e saúde; promoção e educação de saúde; psicologia do esporte; metodologias qualitativas; formação profissional; educação social, políticas e gestão em saúde. Livros; Direitos humanos e saúde mental (2017), Saúde e atenção psicossocial nas prisões (2016); Educação social de rua (2004), Working with children in the streets of Brazil (EUA, 2000), co-autor, com Paulo Freire e Ana Maria Freire, de Pedagogia da solidariedade (2014, com edição e nos EUA (Padagogy of solidarity, 2016). Parecerista de várias revistas científicas no Brasil e exterior. Autor de mais de 50 artigos científicos publicados em periódicos nacionais e internacionais.

 

TAE

 

Gabriela Sagebin Bordini

Tem experiência na área de Psicologia. Mestre e doutora em Psicologia pelo Programa de Pós-graduação em Psicologia da UFRGS.

 

Iclicia Viana

Psicóloga Educacional na Universidade Federal de Santa Catarina – campus Araranguá. Mestre em Psicologia pela Universidade Federal de Santa Catarina (2015-2017). Psicóloga CRP 12/12.982 pela Universidade Federal de Santa Catarina (2014). Atua de forma inter e transdisciplinar entre os campos da Educação e Saúde.

 

 

 

Paulo Eduardo Botelho

 

 

Estudantes de pós-graduação

 

Augusto César Spadaccia Asciutt

Possui graduação em Ciências Biológicas pela Universidade Paulista (2010) e Mestrado em Biologia Celular e Estrutural pela Universidade Estadual de Campinas (2013). Ingressou no programa de doutorado em Biologia Celular e do Desenvolvimento pela Universidade Federal de Santa Catarina em Fevereiro de 2017, com o projeto “Estudo dos mecanismos de autorrenovação e diferenciação das células tronco de crista neural derivadas de folículo piloso e ligamento periodontal humanos e avaliação do seu potencial terapêutico”.

 

 

 

Bruna Veiga de Moraes

Graduada em Serviço Social pela Universidade Federal de Santa Catarina-UFSC (2014), especialista em saúde da família através do Programa de Residência Multiprofissional em Saúde da Família da UFSC (2017). Atualmente é mestranda do Programa de Pós-Graduação em Serviço Social da UFSC, integrante do Núcleo de Estudos e Pesquisas: Trabalho, Questão Social e América Latina- NEPTQSAL e Núcleo de Estudos em Serviço Social e Organização Popular- NESSOP.

 

Christine Sodré Fortes

Possui graduação em Medicina pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (1986) e em Ciências Sociais pela Universidade Federal de Santa Catarina (2016), mestrado em Saúde Pública pela Universidade Federal de Santa Catarina (2003). Atualmente é auditor fiscal do trabalho – área de segurança e saúde do Ministério do Trabalho. Tem experiência na área de Saúde Coletiva, com ênfase em Epidemiologia, atuando principalmente nos seguintes temas: erradicação do trabalho infantil e prevenção de acidentes do trabalho.

 

 

Luiz Fernando Ferreira

Graduado em Ciências Biológicas pela Faculdade Pitágoras de Belo Horizonte em julho de 2016. Atualmente sou aluno de mestrado do Programa de Pós Graduação em Ecologia na Unversidade Federal de Santa Catarina, onde trabalho com ecologia comportamental de besouros escarabeíneos e funções ecossistemicas.

 

 

 

 

Pablo Cesar Serrano Arambulo

Possui graduação em Física pela Universidad Nacional de San Agustín de Arequipa(2010) e mestrado em Física pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro(2016). Tem experiência na área de Física, com ênfase em Física da Matéria Condensada. Atuando principalmente nos seguintes temas:OFETs, Dielectric, Semicondutores Orgânicos.

 

 

Peterson Roberto da Silva

Mestre em sociologia política com grande apreço por uma abordagem que mescle melhor a produção intelectual de toda área que contribua com o entendimento dos grupos humanos: sociologia, ciência política, antropologia, economia, geografia, psicologia, filosofia… Atualmente estudando teoria política contemporânea, especificamente anarquismo.

 

 

 

 

Estudantes de Graduação

 

Camila Consoni

 

Debora Luiza Pereira

 

Henrique José Switalski

Tem experiência na área de Administração, com ênfase em Estudos Organizacionais, atuando principalmente nos seguintes temas: ecossociodesenvolvimento, economia solidária, desenvolvimento territorial sustentável, agenda do clima e energias renováveis. Atualmente trabalha com as questões de gênero interseccionadas aos Estudos Organizacionais

 

 

 

 

Laura Copetti de Souza

Graduanda na 9ª fase em Nutrição pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Estagiária do Centro de Saúde da Família Rio Tavares. Participou como bolsista do Programa de Educação Tutorial (PET) vinculado ao SESu/MEC de 2015 a 2017. Em 2017 participou como voluntária na extensão “Programa Nutrição na Terceira Idade (NUTI)” com atendimento ambulatorial voltado para população idosa participante no Núcleo de Estudos da Terceira Idade (NETI).

 

 

 

Paula Voigt Espinola

Graduanda de Nutrição da Universidade Federal de Santa Catarina – UFSC. Atualmente é bolsista PET – Programa de Educação Tutorial, na comissão de Marketing. Faz parte do NUPPRE, Núcleo de Pesquisa na Produção de Refeições, sob a orientação da Professora Marcela Veiros. Sob a mesma orientadora, faz parte de pesquisas sobre Ambiente Alimentar Universitário, e seu TCC tem a temática sobre as Escolhas de aquisições nas lanchonetes universitárias feitas pelos estudantes da graduação.

 

 

 

Talissa Dezanetti

Estudante do curso de graduaçao em Nutrição da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), bolsista do Programa de Educação Tutorial – PET Nutrição da UFSC, membro da Liga Acadêmica de Neurociência do Comportamento Alimentar – LANCA-UFSC, voluntária no projeto de pesquisa: Potencial inflamatório da dieta e sua associação com o perfil metabólico e reparo muscular em indivíduos obesos e no ambulatório de Diabetes Mellitus 1 no Hospital Universitário Professor Polydoro Ernani São Thiago – HU/UFSC.

 

 

Yasmin Serpa Gomes

Tem experiência na área de Química, com ênfase em Polímeros e Colóides. Trabalha atualmente no laborátorio de Controle de Qualidade na Universidade Federal de Santa Catarina, com pesquisa com ênfase em sistemas de nanopartículas de fármacos.

 

 

 

 

 

Demais membros da comunidade UFSC

 

Raruilquer Santos Oliveira

Possui graduação em Ciências Sociais pela Universidade Federal de Santa Catarina (2015). Atualmente é bolsista da Universidade Federal de Santa Catarina. Tem experiência na área de Antropologia, com ênfase em Antropologia.