Semana Saudável

01/10

8h – 12h Atendimento de REIKI

Responsável: Cristiane Ker

O Reiki é uma técnica de harmonização natural de transmissão de energia cósmica universal através da imposição das mãos. Dinâmica de atendimento: Atendimento individual com duração de meia hora cada. (8 terapeutas disponíveis)

Número máximo: 64 pessoas

Inscrições aqui!

Local: EM BREVE

 

9h – 12h Arte e revolução criativa – Laboratório SerArtístico expressão/cura/conexão

Responsável: Danyiara Javiera

Prática de pesquisa e experimentação, onde através de disciplinas corporais, expressivas e meditativas, convidamos a reconectar com uma sensação de bem-estar e contato profundo com todas as dimensões: corpo, emoção, mente e espírito.

Número máximo: 22 pessoas

Inscrições aqui!

Local: Sala 210 Bloco D do CCE

 

10h – 12h ALONGAMENTO E JAZZ: Preparação do corpo para dança e Jogos de improvisação

Responsável: Bruna Letícia de Borba

Será realizada uma oficina de práticas corporais com alongamentos, exercícios de resistência e técnicas de base para a preparação do corpo para a dança, juntamente com jogos de dança e improvisação, ritmados e coreografados de forma conjunta, sempre respeitando a individualidade do grupo.

Número máximo: 25 pessoas

Inscrições aqui!

Local: Sala 310 Bloco D do CCE

 

14h – 16h No balanço da Capoeira Angola

Responsável: Carlos Eduardo Castellano Mostaço

A oficina apresentará os elementos da Capoeira Angola: como a musicalidade, brincadeira, dança, história, luta, expressão corporal, cultura de resistência, ancestralidade, entre outros. Na capoeira aprende-se a estar mais atento e presente na vida, ao valorizar o espírito de comunidade, respeitando as diferenças.

Número máximo: 20 pessoas

Inscrições aqui!

Local: Sala 208 Bloco D do CCE

 

16h – 18h Relaxamento e meditação: evite o automático

Responsável: Rosane Malvestiti

A oficina proporcionará uma vivência teórica e prática. Sendo abordados na teoria, alguns benefícios dando se ênfase ao modo “default”. Na parte prática, a percepção da mecânica ventilatória e a meditação propriamente dita com a técnica da atenção focada ou ancorada. Permitirá um breve contato visando o conhecimento desta prática, além de proporcionar a auto prática na tentativa de desmistificar o seu conteúdo.

Número máximo: 30 pessoas

Inscrições aqui!

Local: Sala 310 Bloco D do CCE

 

02/10

8h – 10h Que sons me habitam? Musicoterapia

Responsável: Cláudia Schaun Reis – Contato: (48)999734106

Através da Musicoterapia, iremos explorar os sons que podemos expressar, seja com instrumentos, seja com a voz ou o próprio corpo. Um momento para entrar em contato consigo mesmo de maneira lúdica e prazerosa. Não é necessário ter conhecimento musical para participar, apenas a vontade de ser e estar na música.

Número máximo: 12

Inscrições aqui!

Local: Sala 208 Bloco D do CCE

 

9h – 11h30 PANCs, P. PLANTAS MEDICINAIS TRABALHANDO OS CINCOS SENTIDOS

Responsável: Alésio Dos Passos, Ambientalista, cultivador, professor, de P. M. e PANCs  e Cléa Bregue

Gastrônoma, reaproveitamento total de alimentos orgânicos, alimentos nutraceúticos, pancs ( degustação )…

Sem limite de pessoas

Só comparecer na data e no horário!

Local: Frente a reitoria

 

10h – 11h Danças Circulares Integrativas

Responsável: Lucas V de Melo

A dança circular desperta emoções e integra grupos. O encontro das mãos e dos olhares permite aos participantes se divertirem em conjunto, com músicas de diversos povos e culturas e passos simples. Cada um coloca seu traço na roda e um sorriso no rosto… O encontro traz um bem estar ao grupo que faz a roda girar!!!

Sem limite de pessoas

Só comparecer na data e no horário!

Local: Frente a reitoria

 

10h – 12h Oficina de Mensageiro dos Ventos de Bambu – Neamb

Responsável: Gustavo Kath Ackerman

O bambu se mostra como planta versátil que pode ser utilizada para pequenos artesanatos ou para grandes construções. Na oficina, será construído cinco mensageiros dos ventos de bambu que serão sorteados entre os participantes no final da experiência. Além disso, também será abordado temas relacionados à colheita e utilização do bambu de maneira correta, isto é, respeitando a época de corte, a escolha das varas e as formas de secagem e de tratamento.

Número máximo: 20 pessoas

Inscrições aqui!

Local: Encontro no Hall do CFH, depois bambuzal da Botânica

 

14h – 18h Fazendo amigos, compartilhando emoções

Responsável: Lucas de Carvalho de Amorim

Oficina com dinâmicas de grupo para compartilhar experiências, fazer amizades e mostrar como a arte pode ser benéfica a saúde mental das pessoas. Ir com roupas confortáveis e disposto a se divertir muito!

Número máximo de pessoas: 30 pessoas

Inscrições aqui!

Local: Sala de técnicas alternativas, bloco C do CCS

 

14h – 16h aula aberta de BIODANZA

Responsável: Susana Pasinatto

A oficina será de Biodanza, um sistema de desenvolvimento humano que tem como metodologia propostas vivenciais através da música e exercícios específicos em grupo.

Número máximo: 30

Inscrições aqui!

Local: Sala 310 Bloco D do CCE

 

16h – 18h Contato e Práticas de Cuidado – Laboratório de Movimento, Corpo e Expressão

Responsável: Cauê Dietrich

A oficina surge a partir do nosso próprio encontro pela dança contato improvisação, em que reconhecemos as transformações que esta prática nos proporciona, em uma estrutura permeada por três momentos: preparação, experiência em si e processamento final. A temática da experiência proposta é explorar o contato através do tocar. Qualidades como o limite, a abertura, a entrega e a confiança permearão o processo.

Número máximo: 50 pessoas

Inscrições aqui!

Local: Sala 210 Bloco D do CCE

 

16h – 18h Mente saudável, corpo saudável – YOGA

Responsável: Raíssa Fernandes

A oficina será de yoga cooperativo, voltado à sustentabilidade interior, visando uma melhor qualidade de vida. O objetivo será de conexão com o propósito de vida de cada um, com mente e corpo mais saudáveis.

Número máximo: 20 pessoas

LEVAR CANGA

Inscrições aqui!

Local: Em frente a reitoria

 

03/10

10h- 12h Oficina – Dança Cigana Artística

Responsável: Daniele Cristina Knihs

A oficina visa a introdução à musicalidade cigana e execução do bailar típico da rumba, os passos básicos e trejeitos desta dança, exercícios de soltura e improvisação.

Número máximo: 20 pessoas

Inscrições aqui!

Local: Sala de dança A, bloco 5 CDS

 

12h – 14h PIQUENIQUE COLETIVO E CONFECÇÃO DE CARTAZES

Responsável: Todos

Levem sua comidinha e tragam suas histórias! Vamos confraternizar juntos o início desse movimento lindo dentro da universidade! Contamos com a presença de todos!

Sem limite de pessoas

Só comparecer na data e no horário!

Local: Frente a reitoria

 

13:30 – 17:30 VIVER SAUDÁVEL “Um Convite para a Vida”

Responsável: Carla Charao

Está bem estabelecida a relação entre um estilo de vida saudável com a prevenção e controle de diversas doenças crônicas não transmissíveis (DCNT) como as cardiovasculares, diabetes, doenças respiratórias crônicas, vários tipos de câncer, depressão, ansiedade e obesidade. O programa “Viver Saudável” da UFSC está promovendo o minicurso ”Um Convite para a Vida” que objetiva levar informação e conscientização sobre a importância dos hábitos saudáveis e incentivar os participantes, de forma simples, prática e interativa a fazerem mudanças para adquirir maior qualidade de vida. Haverá palestras, vídeos, uma pequena oficina de planejamento alimentar e dinâmicas. Não perca!!

Número máximo: 40 pessoas

Inscrições aqui!

Local: Sala 402 Bloco Redondo do CCE

 

15h – 16:30 Aulão de Yoga: Um encontro com o eu

Responsáveis: Fernanda Riffe e Ana Julia

A oficina busca a vivência do yoga como experiência de autoconhecimento, desenvolvimento corporal e aprendizagem de uma ética universal, baseada na auto-observação, auto-controle, percepção e integração ao todo.

Número máximo: 30 pessoas

LEVAR CANGA

Inscrições aqui!

Local: Em frente a reitoria

 

15h – 18h O que te faz viver o agora? – Slackline e roda de conversa

Responsável: Isadora Bertoli

Em meio a correria do dia a dia estar, de fato, presente, tornou-se um desafio. Nossas mentes vivem aceleradas por mil e um diferentespensamentos, e cada vez menos conseguimos viver o AGORA. Porém sempre existe algo que ao menos por alguns minutos, horas ou talvez dias acalmam nossas mentes, cada pessoa tem uma paixão, ou uma válvula de escape que por algum momento lhe traz paz, lhe faz sentir o estado de presença. Será um prazer compartilhar um pouco da minha, venha comigo aprender um pouquinho sobre slackline, muito mais que um esporte, um estilo de vida.

Sem limite de pessoas

Só comparecer na data e no horário!

Local: Gramado em frente a reitoria

 

15h – 17h Vivência de Dançaterapia Método Maria Fux

Responsável: Sarah Massí

A Dançaterapia é uma metodologia de Dança que estimula a autonomia e criatividade, através do movimento expressamos nosso mundo interno e nos conectamos com o mundo externo e com os outros. Com um estímulo (tecido, linhas e pontos, cadeira, música, balão, dentro e fora, espelho, dentre outros) começamos a nos mover e saímos de lugares dentro de nós que nos paralisam, para ir em direção ao “Sim Eu posso” e nos permitir transformações.

Número máximo: 50 pessoas

Inscrições aqui!

Local: Sala 403 Bloco Redondo do CCE